top of page

Logística: o que ela faz? Conheça os "7 Cs"

  • Foto do escritor: João Pedro Alves
    João Pedro Alves
  • 15 de ago. de 2019
  • 3 min de leitura

Diferente de um médico, um advogado ou um engenheiro, existem áreas e profissões que não são tão simples de explicar quando alguém pergunta "o que você faz?". Normalmente, porque não são tão conhecidas ou por não estarem "sob os holofotes", por atuarem "nos bastidores". Esse costuma ser o caso da logística, que apesar de fundamental para as empresas, nem sempre é definida tão facilmente.

Mas, afinal de contas, o que é logística? O que a logística faz? Por que a logística é importante? Possivelmente, alguém já te questionou a respeito disso ou você mesmo já teve esse tipo de pergunta passando pela cabeça.

De bate-pronto, certamente alguém dirá que logística é transporte. Outro, que se trata de armazenagem - ou ainda, almoxarifado. Não que estejam totalmente errados, mas logística não é apenas isso. Ela é também isso. Por isso a dificuldade de se definir em uma palavra do que ela se trata.

Foi justamente devido a essa complexidade que se criou uma explicação, um conceito, não apenas com uma palavra ou frase... mas sete delas. São os "Sete Cs da Logística", uma referência aos sete principais objetivos da logística, às sete atividades que precisa desempenhar corretamente - vem justamente do "corretamente" os "sete Cs".

Conheça a seguir quais são essas sete diretrizes que regem os logísticos:

Convenhamos que não é pouca coisa. Ainda mais se considerarmos que cada um desses sete passos engloba outras tantas tarefas a serem executadas diariamente pelos profissionais de logística em fábricas, centros de distribuição e operadores logísticos.

Quer um exemplo? Apenas para que a quantidade correta do produto correto seja entregue para o cliente correto nas condições corretas, é necessário que previamente sejam realizados alguns outros processos como:

- Armazenagem do produto;

- Movimentação do produto;

- Processamento do pedido;

- Separação do pedido;

- Conferência do pedido;

- Embalagem do pedido;

- Expedição do pedido;

- Transporte do pedido;

Soma-se a isso o fato que um mesmo produto pode ter passado por todo esse processo mais de uma vez. Isso acontece quando o fabricante vende a distribuidores e revendedores, por exemplo. Ou quando há a transferência do produto entre centros de distribuição ou operadores logísticos. Tudo vai depender do tamanho da chamada cadeia de suprimentos e de como ela funciona.

São por esses sete motivos que a logística evoluiu com o passar do tempo e, hoje, é considerada uma área de grande importância para qualquer empresa. É um verdadeiro diferencial de mercado, uma vez que todo esse processo envolve duas questões cruciais para os negócios: tempo e dinheiro.

Também são por essas razões que a logística se expandiu, tornou-se uma área mais ampla e importante do que em tempos passados, passando, inclusive, a englobar um conceito macro que é o Supply Chain. Afinal, ela é responsável por todo o processo que envolve um produto, de ponta a ponta: da indústria/fabricante ao cliente final, passando por distribuidores, transportadores, operadores logísticos, varejistas, entre outros.

Ser eficaz, logisticamente falando, é garantir que todos aqueles sete pontos - os sete "Cs" - estejam alinhados. É fazer com que o produto chegue em perfeitas condições, aliando agilidade com o melhor valor possível, ao cliente.

Sua empresa cresceu e está precisando de mais espaço, agilidade e eficiência? Necessita otimizar a logística? Vamos conversar sobre suas demandas! Entre em contato conosco pelo email contato@exoduslogistica.com.br ou pelo telefone (41) 3014-5091.

Foque apenas no seu negócio. Da logística, deixa que a gente cuida!


 
 
 

Comentários


Exodus Logística © 2019

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
bottom of page