O que é operador logístico? Por que contratar?
- João Pedro Alves

- 15 de fev. de 2018
- 6 min de leitura

Seja por opção própria ou por questão de custos, boa parte das empresas inicia suas atividades realizando o máximo de operações por conta. Até o dia em que o negócio cresce, ganha uma grande proporção e… algumas coisas precisam ser terceirizadas. Entre elas, a logística. E é aí que, em muitos casos, um operador logístico surge na vida do empreendedor.
Mas o que, de fato, é um operador logístico? O que ele faz? Por que minha empresa precisa de um? Será que já está na hora de eu contratar um serviço desses?
Essas são algumas das perguntas feitas por empresários, diretores e gestores quando se deparam com a expressão “operador logístico”. São, também, perguntas que vamos responder para que você não tenha mais dúvidas a respeito desse serviço tão importante nos processos das empresas.
O que é operador logístico?
Vamos começar do começo, da definição básica de operador logístico. Porque nem sempre esse conceito principal está claro ou nem sempre as pessoas conhecem uma empresa deste ramo por esse nome.
Em termos básicos e indo direto ao ponto, um operador logístico é uma empresa que realiza serviços que fazem parte da cadeia logística. Ou seja, serviços como armazenagem, controle de estoque, movimentação, picking, packing e transporte de cargas. Um operador atua, portanto, nos mais variados - se não todos - estágios do processo.
O surgimento desse tipo de atividade se deve à necessidade de se otimizar todo esse processo logístico de uma operação. Uma vez que a maioria das empresas até dava um jeito e realizava esses serviços internamente por conta da demanda própria, para fazer o negócio funcionar. Mas, notoriamente, os serviços não eram feitos da melhor maneira - ou seja, com custos reduzidos e qualidade.
Precisava armazenar um produto no estoque? Construía-se - ou improvisava-se - um barracão. Equipe para movimentar, separar e embalar a mercadoria? Contratava-se mão de obra própria. Era necessário entregar ao cliente, onde quer que fosse? Montava-se uma frota de carros ou caminhões e estabelecia-se um rede de parcerias em outras cidades/estados.
No entanto, sabemos que dispor de toda essa estrutura tem um alto custo - um custo que nem todo mundo pode arcar. E mesmo que se tenha orçamento para isso, nem sempre o resultado da operação na prática é um sucesso. O motivo? Justamente a falta de know-how nesse tipo de atividade. Afinal, você precisa ser especialista no seu mercado, não em logística!
É exatamente essa lacuna que um operador logístico vem para preencher, aliando uma estrutura de qualidade com experiência em fazer logística no seu papel de prestador de serviços.
Assim, o empresário ou gestor pode focar apenas no desenvolvimento do seu negócio, naquilo que ele realmente é especialista e gosta de fazer. A parte estratégica e operacional da logística, tantas vezes preterida, fica a cargo de uma empresa profissional da área e contratada para este fim.
"Não é à toa que nosso lema é: foque no seu negócio, da logística deixa que a gente cuida. É justamente porque a preocupação de empresários, diretores e gerentes deve ser exclusivamente a expansão da empresa", explica Renato C. Silva, diretor executivo da Exodus Logística.
Por que e quando contratar?
Entendido o que é um operador logístico, pode ser que outros questionamentos apareçam. Talvez algumas questões como “por que contratar?”, “quando contratar?”, “qual empresa contratar”, e por aí vai…
Infelizmente, não existe uma regra. Não tem como alguém afirmar que a sua empresa precisa de um operador logístico se tiver “X” de faturamento mensal ou movimentar “Y” em cargas por dia. Tudo depende de inúmeras variáveis, cada caso é um caso.
Em outras palavras, só você poderá saber se e quando é necessário buscar no mercado uma empresa de logística para atendê-lo. Porque apenas você e o seu time sabem, por experiência diária, quais são as carências da sua empresa e onde estão os principais problemas de todo o processo.
E, muitas vezes, o problema não está no processo operacional em si. Mas no alto custo que ele tem para a empresa - afinal, estamos falando em possuir uma estrutura física e equipe interna dedicadas e exclusivas para logística na empresa.
"Esse modelo não é viável para a maioria. Ainda mais porque a demanda de serviços internos certamente não é grande o bastante para ocupar a equipe durante todo o expediente. Dependendo do ramo do negócio, na verdade, a demanda é bem esporádica", pontua Renato Silva. "É um custo fixo considerável para se ter. Um custo que não se justifica e 'não se paga' pelo volume de serviço e tempo e/ou espaço ocioso que pode existir", explica.
É nesse ponto, especificamente, que um operador logístico leva vantagem e se torna uma opção interessante para as empresas. Como o foco dos operadores é esse tipo de serviço, toda a estrutura física e de pessoal está lá à disposição e o custo da operação se dilui entre os clientes.
Ao invés da sua empresa ter um espaço próprio de 10 mil m² para armazenagem, que raramente é ocupado completamente e tem um custo fixo alto, é muito mais vantajoso utilizar e pagar apenas por aquilo que efetivamente utilizar em um operador. O mesmo vale para a mão de obra.
Eis alguns outros fatores comuns que fazem com que as empresas ou indústrias terceirizem a área de logística:
Falta de espaço para armazenagem própria ou custo alto demais;
Alto custo com mão de obra para movimentação, separação e embalo de mercadorias;
Problemas com gestão de estoque;
Alto custo com frota para transporte;
Erros ou demora na entrega de cargas;
Falta de pessoal e/ou tempo para logística;
Carência de experiência no processo logístico.
Caso sua empresa se encaixe em uma - ou mais - dessas questões, certamente um serviço especializado de logística seria de grande valor para a solução de alguns entraves que existem no seu processo. Pode ser, também, que o seu negócio possua algum outro problema não listado acima - se tiver, deixe uma mensagem na área de comentários ou nos envie um email contando seu caso para que possamos te ajudar.
Independente se o problema está no processo ou no custo dele, é preciso ter essa autoavaliação em um primeiro momento para que se possa enxergar as barreiras que impedem o negócio de ter um serviço impecável. A partir daí, sim, é possível buscar uma solução externa.
Destacamos que uma empresa de logística serve justamente para lidar com a área que você e sua equipe não são especialistas. Uma área que é tão importante quanto o seu core business para o sucesso da sua empresa, portanto uma área que necessita de atenção para que não se torne uma "pedra no sapato" - mas o contrário, um elemento a mais a seu favor.
Com isso em mente e mapeando exatamente onde estão suas carências logísticas, você está mais do que apto a buscar um serviço terceirizado de um operador.
Em um próximo artigo, iremos mais a fundo e explicaremos melhor como escolher um operador logístico. Apresentaremos alguns cuidados e algumas questões a serem avaliadas nesse processo de seleção de uma empresa de logística para o seu negócio.
Ou seja...
Não importa se a sua empresa é pequena, média ou grande. Não importa se você está começando a empreender ou já tem décadas de bagagem no mercado. Um operador logístico pode ser a solução de problemas e a criação de oportunidades para qualquer tipo de negócio!
Tudo que você precisa fazer para saber se esse é o seu caso ou não é avaliar o seu caso. Ou seja, estudar de que forma seu processo pode ser otimizado e analisar se um operador terceirizado serviria para torná-lo mais eficiente.
Porque não adianta contratar um operador logístico achando que ele será a solução de todos os seus problemas, sendo que muitas vezes o erro está em outro braço da empresa. Também não se pode investir tudo o que se tem - e o que não se tem - em estrutura e mão de obra próprias querendo executar algo que não se tem know-how.
Por isso que só você e sua equipe podem precisar em qual momento um operador logístico é, de fato, necessário. Se for o caso, se ainda tiver alguma interrogação, entre em contato com a Exodus que nós teremos o prazer de te ajudar a encontrar a melhor opção para o seu negócio.
Se esse artigo esclareceu suas dúvidas e te ajudou a amadurecer a ideia de contratar um operador logístico, compartilhe-o! Desta forma, mais pessoas podem ser auxiliadas; mais negócios podem prosperar; mais empregos podem ser gerados.
Não se esqueça de se inscrever na nossa lista de emails para receber conteúdos sobre logística e negócios sempre em primeira mão na sua caixa de entrada.
Até a próxima!





Comentários